Desvios Posturais x Crianças

oi

Desvios Posturais x Crianças

Hoje observando uma foto antiga com um olhar clínico, consegui perceber alguns desvios posturais, que os mesmos podem ter desencadeado uma série de disfunções em meu corpo gerando patologias nos dias atuais.
Vamos dizer que na época da foto (1988…1989) as informações eram restritas e meus pais no caso não tinham acesso e talvez nem condições financeiras para arcar com um profissional qualificado.
E nos dias de hoje, pais os conseguem notar um desvio postural em seu filho?
Analisando bem superficialmente a imagem e apenas os membros inferiores (MMII), nota-se um joelho em valgo e uma pisada pronada.
Estudos citam que crianças entre 2 e 5 anos de idade (foto), o alinhamento em valgo (para dentro) é normal. Sucessivamente, os joelhos se re-alinham de forma neutra.
Como educador físico acredito que os pais devem se atentar aos detalhes, nessa fase a criança está em desenvolvimento, aumentando sua massa corporal e estatura que influencia diretamente na postura. Lembrando que tem um grande fator hoje em dia que é a “obesidade infantil”, comprometendo articulações e patologias que ainda são consideradas simples, tornando-as graves.
Os desvios posturais exigem que outras articulações/ musculaturas sofram uma tensão maior, já o corpo busca compensações para se manter o equilíbrio do indivíduo, podendo também, causar enrijecimento e encurtamento musculares.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s